FORMATURA
Cerimônia marca a conclusão do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica
A Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (EAOAR) celebrou, nesta sexta-feira (13/12), a conclusão do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (CAP) da Turma Casimiro Montenegro, na Universidade da Força Aérea (UNIFA), no Rio de Janeiro (RJ). A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.
O CAP visa ao aprimoramento de habilidades essenciais como liderança, trabalho em equipe, comunicação oral e pesquisa científica. Além disso, o Curso de Aperfeiçoamento é uma especialização lato sensu, reconhecida como MBA em Liderança com Ênfase em Gestão no Comando da Aeronáutica (COMAER).
“Diferente de todos os outros cursos, este é o primeiro curso que une as especialidades do nosso quadro. Vocês são 104 formados em 15 especialidades diferentes. Esse é o curso que une as pessoas, todos os quadros, formando um novo grupo, uma nova mentalidade da Força”, destacou o Comandante da Aeronáutica.
O evento foi marcado por discursos emocionantes, como o do orador da turma, Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Joaquim Tavares Lobo Junior, que refletiu sobre os desafios enfrentados e as lições aprendidas ao longo da formação. “Deus não nos manda coisas, mas pessoas. A viagem, apesar de difícil, foi prazerosa. Saímos daqui não apenas com uma nova percepção de liderança, mas de vida”, salientou.
Durante a cerimônia, destacaram-se os alunos que se sobressaíram ao longo do curso, como o primeiro colocado do CAP 3/2024, Capitão Aviador Alexandre Correa de Freitas, que foi agraciado com a Medalha “Eduardo Gomes - Aplicação e Estudo”. Outros alunos de destaque, como os Capitães Aviadores Leandro Vieira dos Santos e Artur Ligiéri Nunes, também receberam seus certificados de conclusão de curso das mãos das autoridades presentes.
“O Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Força Aérea é uma virada de chave para o Capitão. Ele permite uma atualização desses métodos e práticas de liderança para melhor conduzir a Força Aérea no restante da carreira e alçar maiores voos como Oficiais Superiores”, ressaltou o primeiro colocado da turma, Capitão Aviador Alexandre Correa de Freitas.
Além do Comandante da Aeronáutica, compuseram a mesa de honra da solenidade o Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares; o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero; o Comandante da UNIFA, Major-Brigadeiro do Ar Max Cintra Moreira; e o Comandante da EAOAR, Coronel Aviador Agnaldo dos Santos.
A cerimônia foi encerrada com palavras do Comandante da EAOAR. “Mister se faz caracterizar a Turma Casimiro Montenegro. Vocês são únicos! Haja vista o espírito de corpo, a amizade, a irmandade e o respeito, tão peculiares a esse grupo, desenvolvidos durante momentos de estudo, competitividade e muita integração. A diversidade de quadros, especialidades e pensamentos provou que a heterogeneidade do corpo discente, na EAOAR, é a chave para o desenvolvimento interpessoal de todos”, afirmou.
Com a conclusão do curso, os oficiais da Turma Casimiro Montenegro estão agora prontos para avançar em suas carreiras, contribuindo para a FAB e para a defesa do país.
Fotos: Sargento Mullër Marin / CECOMSAER




